quarta-feira, 16 de agosto de 2017

CAUSOS SONOROS I


Hendrix era outro visionário...Quando tocou em Londres ficou sabendo que Paul McCartney e uma parte dos Beatles estavam na plateia...tocou uma versão de Sgt Peppers que os quatro cavaleiros literalmente caíram do cavalo.

O sargento foi promovido a tenente, a pimenta virou um ácido lisérgico e o clube dos corações solitários estavam cheios de gatas nuas.
Um loucura....um trio que mais parecia uma banda completa.



Jaco queria uma sonoridade do baixo acústico e teve que se reinventar, arrancou ele mesmo os trastes do seu Jazz Bass, passou uma massa epóxi, e o resto é história.

Sua levada veio através do cacarejar de uma galinha(soa até engraçado), seu tema "The Chicken" é um resumo do seu som
E certa vez, ele proferiu: o som não vem do meu baixo e nem do meu sistema de amplificador, e sim, dos meus dedos.

Quando Miles aboliu o piano acústico, convocou o jovem Armando "Anthony" Corea para pilotar o Fender Rhodes com distorcedor e passou ele mesmo a tríade de acordes que Chick poderia criar em cima.
Foi o jovem John Mclaughlin que levou Miles ao cinema para ver o Filme-concerto do Festival de Monterey e quando chegou a parte do Hendrix detonando tudo, ele disse ao Mclaughlin:
É esse som que estou pensando em fazer, John achou legal.
Ele simplesmente adotou os pedais empregado por Hendrix: Um wha-wha Cry Baby, Univibe, Fuzz Tone e eletrificou o trompete.
E o resto é história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário