quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

HERMETO PASCOAL, ZAPPA E LUIZ COSTA -LIMA NETO, UMA RELAÇÃO SONORA

Não tem um dia que não ouço Zappa...Com o advento da internet, rede social...Comentar, compartilhar sobre a obra do Mestre tornou-se uma imersão ao intelecto da sua extensa obra, e com a criação do repositório do Youtube, as possibilidades de novas descobertas Zappatescas se tornam infinitas.
Creio que na chamada música moderna é preciso atentar para dois nomes:
Frank Zappa de um lado e Hermeto Pascoal do outro.
Eles estão no topo da criação de toda a complexidade do som...Eles estão acima da música. Zappa no Céu e Hermeto na Terra.

Onde entra o Luiz Costa Lima Neto, nessa história??
Conheci esse excelente educador sonoro no tempo que convivia na trupe do Hermeto Pascoal, e consegui produzir oitos concertos no Teatro Rival. Ao mesmo tempo conheci o  seu irmão Henrique Costa Lima, ambos letrados na Escola HERMETO-ZAPPA, que iam todos os dias nesse concerto. Até que um dia, por acaso, os encontrei quase entrando e foram convidados para entrarem de graça, e ainda tirei um sarro: Os caras pagaram todos os dias, merecem...
O incansável Lula Costa Lima, iniciou um mergulho no mundo Hermeto Pascoal com a sua formação clássica: Carlos Malta, Jovino Santos Neto, Pernambuco, Itiberê Zwarg, Márcio Bahia e numa época que também estava envolvido com essa atmosfera.

Nessa imersão, transformou-se numa profunda dissertação sobre esse período fértil da usina criativa do Hermeto Pascoal e Grupo.
Agora o Dom Quixote Lula Costa Lima, alça mais um voo...Acaba de sair seu trabalho de Mestrado em livro e no exterior.
Na minha opinião é o melhor trabalho que retrata fidedignamente a formação antológica desse grupo, vai muito além das dissertações e teses sobre Hermeto que pude colaborar, não menosprezando os demais trabalho, contudo esse é diferente, Lula Costa Lima conviveu diretamente com essa experiencia e cedi uma parte do meu conhecimento para ele. A honraria é toda dele, é cria direta desse som."Do interior de Alagoas pros palcos do Circo Voador" quando esse trabalho começou a germinar dentro da mente do Lula Costa Lima. O RESTO É HISTÓRIA...

PARABÉNS LULA COSTA LIMA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário