terça-feira, 1 de setembro de 2015

MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA?? OU, APENAS UMA MÚSICA SEM LETRA???


Se na década transitória dos anos 80, a música instrumental produzida no Rio de Janeiro, virou moda, muito por conta de grandes projetos como "RIO INSTRUMENTAL" no Parque da Catacumba, "Segundas Instrumentais" no Teatro Villa-Lobos. Muito embora boa parte vinha travestida de uma fórmula de apelo fácil com "teminhas" tipo Berkeley Sound" ou aquela fórmula funkeada do Lee Ritenour, Dave Grusin, Larry Carlton entre outros.A turma que pegou a carona nessa mesmice se deu bem e deitaram e rolaram nos clichês repetidos "ad infinitum".

            O verdadeiro som vinha de outras origens como Zerró Santos, Alquimia, Divina Encrenca, Grupo UM, isso sem contar os concertos antológicos do Hermeto e Egberto no Parque Laje, além do Marcos Resende e o GRUPO INDEX com Sizão Machado e Wilson Meireles, Arrigo Barnabe, Grupo Pé-ante-pé, 
Enfim, logo isso cansou e tudo caiu na mesmice que arrasta-se até hoje.
Como vi isso tudo in loco posso afirmar as palavras acima.  

E com isso,boa a parte do som de hoje já nasce morto...alguém vai lembra-se dele daqui a pouco.??..depois...??? duvido...Eu não lembro.
Tenho muitos amigos músicos e dos bons..o problema que mal consigo passar da primeira faixa daquilo que produzem...soa chato de doer...No palco a situação fica um pouco melhor, e com raríssimas exceções conseguem fazer algo que chamo de SOM. E o mais interessante é que acreditam piamente no que produzem, vai entender.
 Segundo, Osmar Günther,  O artista tem que passar a mensagem, se comunicar, passar emoção, interpretar. Hoje temos instrumentistas muito bons tecnicamente, estudados, preparadíssimos, com instrumentos de 1a. linha, com tudo que é recurso disponível, mas falta-lhes o principal. Poucos fazem a diferença.


  É a famosa música instrumental brasileira, sem pegada, sem tesão...Enfim, uma trepada mal dada.
É isso ai, bichos...

5 comentários:

  1. Caramba! Marcos Resende e o GRUPO INDEX, eu tive esse disco emprestado, é excelente! Voce tem esse album, Mauro?!
    Ney Leme Maleson

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=sPtDcKh36bU

    ResponderExcluir
  3. MARCOS RESENDE & GRUPO INDEX - 1978, com Marcos Resende (piano, teclados),
    Claudio Gabis (guitarra),
    Oberdâo Magalhaes (saxo, flauta),
    Jorge Degas (bajo),
    Marcelo Salazar (percusión),
    Wilson Meireles (batería).

    ResponderExcluir
  4. se sobrar um tempinho na sua cabeça e no seu coração dá uma ouvida no CELLOSAM3ATRIO. Aliás, dia 18, sexta feira, tocaremos na Cecilia Meireles. Te esperamos lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ouvir o trabalho de vocês.(Vi agora o seu comentário)

      Excluir