sábado, 28 de janeiro de 2012

JOVINO SANTOS NETO QUINTETO-CORRENTE


CD CORRENTE- JOVINO SANTOS NETO-SELO ADVENTURES MUSIC


Um grupo coeso passeando pela música instrumental verdadeiramente brasileira.

Corrente- xote com sax alto de Wainapel, Rhodes de Santos Neto, baixo grooveano de Deardoff, um tema lindo, uma fusão do fusion Brasil, Busch executa um solo de berimbau nos moldes não convencionais. Break de batera do Ivester com timbre bem claro na caixa.

OBS: parece timbre de Fender, o baixo do Chuck.

Vivendo Do Presente- tema em uníssono com vibe de Thomas, clarineta de Wainapel e o piano acústico claro e definido.Uma levada de samba muda um pouco a tônica da composição.Jovino foi bem feliz nessa composição. Todos os instrumentos na frente, definição clara e precisa dos executante com uma expressão bem brasileira da Cuíca tocada por Jeff.

Two Friends, True Friends- composição já gravada anteriormente pelo JSN Quinteto(1º disco), com uma inovação abertura do baixo acústico e batera no melhor estilo ECM e voz fazendo a melodia principal, seguidamente com o soprano claro e afinado de Wainapel, agora começa a improvisação coletiva, Deardoff com idéias claras no baixo acústico sem repetir fórmulas já tocadas anteriormente.Gosto desse tema.

Matraca- Jovino surpreendendo mais uma vez, usando a percussão como tônica da composição(GALOPE) de novo o Rhodes sublinhando o tema, Nordeste sendo citado em toda a melodia. Mestre Jovino improvisando na Flauta como nos velhos tempos... Rhodes suingando, seguido do alto de Harvey, som de grupo que sabe tocar em grupo

  • Outras Praias-Sambão com base no piano acústico, alto de Wainapel costurando a melodia, tamborim acentuando o nosso samba, improviso de piano acústico com clara exposição de mão esquerda, direita tecendo melodias claras.
  • Zagaia-abertura do vibrafone de Thomas, uma cadência de Rhodes, baixo, sax e vibe, improviso de Rhodes a marca registrada do JSN.UAU!!!! emendando o solo de sax alto do mestre Harvey, improvisação clara sem o sotaque da escola bebopeana, Thomas improvisa fora dos moldes do padrão do vibrafone jazzístico. Solo de Fretless sem o excesso de vibrato de Chuck Deardoff, volta ao tema, pedal do baixo para as intervenções do batera Mark Ivester, um grande som de caixa.
  • Prá Casa- Um choro na melhor tradição da Terra Brasilis, com Wainapel esbanjando classe na escola da clarineta brasileira. um choro pós-tudo da contemporaneidade da MÚSICA BRASILEIRA.
  • Sea Sky- um tema típicamente Joviniano com escaleta, soprano e vibrafone, soprano improvisando, Harvey Criando.
  • Jovino é um grande improvisador da escaleta(melódica) instrumento inserido em primeiro plano na Música Verdadeiramente Brasileira.
  • E finalizando A Fonte- com introdução do clarinetística de Wainapel, uma balada, uma linda canção a marca do Jovino em tecer melodias em uníssono, timbre do piano claro com água na cachoeira

JSN QUINTETO: piano acústico, Rhodes e Melódica.

Chuck Deardoff- baixo acústico, baixo elétrico e baixo fretless.

Mark Ivester- bateria.

Harvey Wainapel- sax alto, soprano e clarineta

Participação especial: Lena Simon e Caroline Corcoran na faixa Two Friends, True Friends

Tempo total 56'58''

OSB; Quando se toca em grupo fixo, o resultado aparece, o som flui, a corrente nunca se quebra.

Congratulações.

Mauro Brandão Wermelinger, ouvindo e escrevendo em tempo real.



Com mais esse cd na sua já extensa discografia Santos Neto vem mantendo a verdadeira música instrumental brasileira no seu patamar merecido, residende em Seattle desde 1993, Jovino tocou por 15 anos. ao lado do grande mestre Hermeto Pascoal.

Jovino desenvolve e aplica seus conhecimentos no Cornish College of Music, Seattle, Jazz Camp, Brazil Camp, sempre prezando pela música de qualidade e dando ênfase a composição e a improvisação.

Com algumas indicações ao Grammy Latino e prêmios nos EUA, a trajetória desse compositor e instrumentista enaltece o orgulho de ser brasileiro. Num País completamente esquecido para o som lapidado e de alto grau de inteligência sonora.


Indo contra a corrente da mesmice musical com "CORRENTE"...







Um comentário:

  1. Parabens pelo trabalho Mauro!muito interessante..passarei a acompanhar sempre.prazer te conhecer,um abraco,serginho pavanelli

    ResponderExcluir